Sobre o Programa

Design, Inovação e Sustentabilidade é a área de concentração do programa de mestrado e diz respeito às questões e aspectos que se relacionam ao desenvolvimento sustentável do design no mundo tecnoglobalizado.

Seus estudos consideram as grandes transformações em curso na sociedade, que emergem dos setores produtivos como do meio social, interrogando-se sobre o papel do design no atendimento às demandas por inovação, em equilíbrio e harmonia com o meio circundante.

Desta forma, esta área de concentração constitui um campo específico de pesquisa em design que tem como referência os domínios da inovação e da sustentabilidade interligados e intimamente relacionados aos novos processos tecnológicos e aos valores emergentes da sociedade contemporânea frente à realidade do impacto ambiental.

O domínio da inovação, inerente ao processo de design, envolve a pesquisa e a aplicação de conhecimentos a produtos e processos com nova abordagem, seja no plano operacional, funcional ou perceptivo, integrando valores relativos ao meio ambiente.

O domínio da sustentabilidade está ligado à busca de combinações de aspectos inovadores que promovam o equilíbrio entre o mundo artificial e o meio natural nas diferentes etapas do sistema produto.

As pesquisas e atividades desta área de concentração deverão refletir de forma concreta as questões relacionadas ao seu tema no âmbito da região e do país, interagindo com outros projetos e políticas similares.
 

O desenvolvimento dessas pesquisas e atividades apoia-se em duas linhas de pesquisa:

    Design, Cultura e Sociedade

Esta linha de pesquisa tem caráter multidisciplinar e é transversal aos conteúdos do curso. Investiga as interconexões de base fenomenológica e lingüística do design com a realidade social. Busca a compreensão contextual da atividade de design na reprodução dos valores culturais de um território, dos códigos e símbolos presentes na representação sintética da cultura material dos diferentes grupos e estilos de vida, locais e globais.
 

    Design, Materiais, Tecnologia e Processos

Investiga novas possibilidades de desenvolvimento de sustentáveis combinações materiais, técnicas, produtivas e tecnológicas aplicadas aos diferentes níveis e etapas do processo de concepção e desenvolvimento de produtos. Contempla o estudo de novos métodos e processos que contribuam à otimização e ou redução de insumos materiais e energéticos durante o ciclo de vida do sistema produto.