Centro de Estudos Teoria, Cultura e Pesquisa em Design – T&C Design

O Centro de Estudos, Teoria, Cultura e Pesquisa em Design se apresenta como um espaço no âmbito acadêmico-científico, apto à pesquisa avançada, e de incremento a novas soluções, para o desenvolvimento do debate sobre a cultura material e da pesquisa teórica em design. Sua finalidade é reunir grupos de docentes, estudantes, pesquisadores e estudiosos em busca da contribuição para o avanço da pesquisa em design.

O Centro T&C Design realiza anualmente Seminários internacionais, escolhendo sempre temas relevantes e de interesse da comunidade acadêmica, como “Design e Multiculturalismo” (2005); “Design e Transversalidade” (2007); “Design e Sustentabilidade” (2008); “Design e Identidade” (2009), “Design & Método” (2010), “Design & Inovação” (2011) e “Design & Emoção” (2012). Os conteúdos dos seminários são disponibilizados à comunidade científica através dos Cadernos de Estudos Avançados em Design (em português e inglês), no meio impresso e digital. Tanto os seminários, como a distribuição dos Cadernos impresso são gratuitos. Os Cadernos são distribuídos para todos os alunos interessados desde o Evento Semana C (Semana dos Calouros) e estão disponíveis para download no site www.tcdesign.uemg.br.

Atualmente, o T&C Design realiza as seguintes pesquisas: (1) Design, cultura e semiótica: proposta de elaboração de um modelo para análise semântica de produtos da linha branca (Financiada pela Fapemig em convênio com a Whirpool) sob a coordenação do Prof. Dijon de Moraes (PPGD), Felipe Domingues (ex-aluno PPGD e docente da UEMG) e Ana Paula de Sousa Nasta (aluna PPGD); (2) Dream:in na UEMG, sendo  o projeto uma iniciativa global, envolvendo universidades na Índia, no Brasil, na Austrália e nos Estados Unidos. No Brasil, o projeto é uma parceria de seis universidades, envolvendo mais de 200 estudantes da PUC-Rio, ESPM, UEMG, Unisinos, UnB e UFMA. A coordenação da UEMG é da Profª. Lia Krucken (PPGD) e integram o projeto Iara Mol (aluna do PPGD),  Najla Mouchrek (aluna do PPGD),  Caio Lacerda (bolsista BIC), alunos voluntários do mestrado e cursos de graduação; (3) Projeto Iniciativas Sustentáveis em Minas Gerais, coordenado por Lia Krucken (PPGD) e integram o projeto Najla Mouchrek (aluna do PPGD),  Caio Lacerda (bolsista BIC), Ivan Santos (ex-aluno PPGD); (4) Design e integração competitiva no território – Estrada Real (convênio entre Centro Mineiro de Design, Centro T&C da UEMG e Polito – Politecnico de Torino) sob a coordenação do Prof. Dijon de Moraes (PPGD) e diversos docentes de ambas as instituições; (4).

Dissertações de mestrado desenvolvidas no Centro T&C  Design:  

2009

  • Design sistêmico: sustentabilidade na produção artesanal com resíduos vegetais do cerrado mineiro. Lia Krucken (orientadora), Rita Engler (coorientadora) e Nadja Maria Mourão (aluno PPGD).
  • Design e cultura em produtos globais: em direção a um modelo para análise de variáveis semântico-culturais. Dijon de Moraes (orientador) e Regina Álvares Dias (coorientadora), e Felipe Domingues Machado Melo (aluno PPGD).
  • A influência da pluralidade cultural brasileira, da arte e do artesanato no design nacional contemporâneo: um estudo sobre a produção dos Irmãos Campana. Marcelina Almeida e Adriana Nely Dornas Moura (aluna PPGD).
  • Potencialidades da termografia infravermelha aplicada ao design do conforto. Rosemary Bom Conselho Sales (orientadora), Sebastiana Lana (coorientadora) e Solange Andere Pedra (aluna PPGD)

 

2010

  • Design e identidade: análise das práticas na caracterização de projetos de produtos, Dijon de Moraes (orientador) e Regina Álvares Dias (coorientadora), e Alecir Francisco de Carvalho (aluno PPGD).
  • Requisitos ambientais no processo de design de produtos eletroeletrônicos: contribuições para a gestão da obsolescência. Rosemary do Bom Conselho (orientadora) e Maria Regina Álvares Correia Dias (coorientadora), e Igor Goulart Toscano Rios (aluno PPGD).
  • Avaliação da percepção dos usuários sobre a comunicação da sustentabilidade em produtos: o modelo Persus. Lia Krucken (orientadora) e Sebastiana Lana (coorientadora) e Ivan Mota Santos (aluno PPGD).

 

2011

  • Metodologia para aplicação do design emocional em produtos através de escala de atributos e foco no usuário. Regina Álvares Dias (orientadora), Jairo Câmara (coorientador) e Gilberto Almeida Junior (aluno PPGD).
  • Muito com pouco: o paradigma do design brasileiro. Dijon de Moraes (orientador) e Pedro Nascimento (aluno PPGD).
  • Estudo das viabilidades técnicas da fibra in natura do Curauá para obtenção de conforto térmico. Rosemary Bom Conselho Sales (orientadora), Rita Engler (coorientadora) e Orlando Gama (aluno PPGD).

 

2012

  • Design e estratégias sustentáveis. Lia Krucken (orientadora) e Najla Mouchrek (aluna PPGD)
  • Design para a mobilidade urbana: transporte intermodal em Belo Horizonte. DIAS, Regina Álvares (orientadora) e Ana Paula de Sousa Nasta (aluna PPGD)
  • Empreendedorismo criativo em design: modelos inovadores de atuação profissional. Dijon de Moraes (orientador) e André Carvalho Mol Silva (aluno PPGD)
  • Possui um grupo de pesquisa certificado pelo CNPq – Centro de Estudos, Teoria, Cultura e Pesquisa em Design, http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=8337612U4BLW6D), composto por docentes do PPGD (4), docentes da graduação (2), alunos de mestrado do PPGD (8), bolsista BIC (1), pesquisadores voluntários (2).