Centro de Pesquisa em Design e Ergonomia – CPqD

Parte integrante da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, o CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia, fundado em Julho de 1993, atua em consonância com os cursos oferecidos pela instituição da qual faz parte. Nesse intenso período de atividades, foram realizados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, acolhendo uma diversificada gama de pesquisadores (bolsistas, professores e colaboradores) que promoveram relevante participação, com apresentações e publicações em eventos acadêmico-científicos no Brasil e também no exterior.

Dentre os projetos realizados no Centro, destacam-se os veículos hiper-econômicos Sabiás, desenvolvidos para competirem nas Shell Éco-Marathon (Nogaro – França: categoria Design). Os Sabiás conquistaram dois prêmios em cinco participações entre 1994 e 2000. Ressalta-se, também, a premiação de um relevante número de alunos em concursos nacionais e internacionais em design automotivo. Há, ainda, outras linhas de pesquisa que são: Eco-Design; Design de Ambientes; Fashion Design; Arte e Design; Ergonomia Aplicada; Análise e Seleção de Materiais; Análise de Valor; Madeiras Alternativas; Memória, Reflexão e Ensino; entre outras. Parcerias com outras instituições foram estabelecidas visando o desenvolvimento de cursos, como o de Mestrado e Doutorado – REDEMAT, na área de Engenharia de Materiais, sendo o Centro local de execução de uma série de trabalhos de mestrado.

O CPqD – Centro de pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia da Escola de Design é o seu primeiro centro de atividades extra-curriculares. São 16 anos de serviços prestados em pesquisa incluindo a formação de dezenas de mestres, doutores e centenas de alunos bolsistas em iniciação científica. O CPqD e um dos espaços determinantes na manutenção do status de universidade para a UEMG. O CPqD trouxe, para a instituição, recursos da ordem de R$ 680.000,00 (2009) e da ordem de R$ 275.000,00 (2010) , de 105.200,00 (2011) em verbas para pesquisa, bolsas de produtividade em pesquisa e iniciação científica, fomento para seminários e outras ações. O CPqD comporta hoje em média seis professores pesquisadores e dez alunos em atividades.

Projetos do CPqd no Programa

2009:

  • Interiores residenciais contemporâneos: transformações na atuação dos designers em Belo Horizonte – Glauco Honorio Teixeira

2010:

  • Design e desenvolvimento para animação objetual (Stop Motion): tecnologias e metodologias transdisciplinares no design do entretenimento audiovisual através de objetos e mecanismos auxiliares. Leonardo Rocha Dutra. (Orientação)
  • Compreensão dos parâmetros de gestão do portfólio e de inovação sob o ponto de vista da sustentabilidade: caso das micro e pequenas empresas. Eduardo José Wilke Alves (Co-orientador)

2011:

  • Metodologia para aplicação do Design emocional em produtos através de escala de atributos e foco no usuário. Gilberto Almeida, Jr.