Centro de Estudos em Design e Tecnologia – CEDTec

O Centro de estudos de Design &Tecnologia, CEDTec, teve sua criação aprovada em janeiro de 2010. Surgiu da necessidade de se desenvolver competências na aplicação das tecnologias existentes em projetos de criação de novos produtos. Tem como eixo central o Projeto, visando formar recursos humanos e desen­volver a pesquisa científica, o avanço tec­nológico e a inovação no Design, buscando desta forma, o fortalecimento do design como fator crítico nesse processo criativo.

O CEDTec atua nos vários níveis de formação de recursos humanos, da iniciação científica à pós-graduação integrando-se às atividades do programa de pós-graduação stricto sensu da Escola de Design/UEMG – Mestrado em Design, Inovação e Sustentabilidade e à REDEMAT – Rede temática em engenharia de materiais. O centro apresenta duas linhas de pesquisa principais (1) Cultura, aspectos socioeconômicos, sustentabilidade e gestão da inovação – e (2) Estudo de novos métodos e processos que contribuam para otimização e/ou redução de insumos materiais e energéticos durante o ciclo de vida do sistema produto.

Foco

Com atuação centrada na pesquisa de novos produtos, o CEDtec em parceria com outros centros da escola de design, sempre busca otimizar os recursos tecnológicos e humanos da ED e desta forma cooperar com a sociedade ao seu redor, priorizando processos e serviços, para minimizar os impactos ambientais. Com a proposta de uma nova relação en­tre os saberes do design e das diversas áreas da pesquisa como a engenharia, as artes, sociologia e as novas tecnologias de um modo geral. O resultado desta interdisciplinaridade é o aperfeiçoamento da ca­pacidade técnica dos profissionais do design, ca­pazes de atuar em diferentes projetos utilizando, além das técnicas tradicionais de caracterização de materiais, técnicas inovadoras não destrutivas, e a melhoria da qualidade de vida e geração de renda em comunidades onde atua com projetos em Inovação Social.

 

Projetos de Pesquisa da linha 1; coordenação Rita Engler

Design em Embarcações do Rio São Francisco – Possibilidade de usos sustentáveis em materiais alternativos.
Bolsista: Soraia Cabral Simões Orientadora:

Comunidades Criativas das Gerais – PAEX
Possui o intuito de integrar e benefici­ar os indivíduos em seu território por meio de experiências, trocas e dinâmicas culturais, en­tendendo a criatividade como catalisadora do processo de desenvolvimento sustentável. De­senvolvido pelo CEDTec em parceria com a Pre­feitura Municipal de Nova Lima e financiamento do MEC .
Bolsistas PROEXT: Alessandro Montrucchio, Antonnione Franco Leone Ribeiro, Filipe Vasconcelos Santos, Georges Machado Michailidis, Israel Augusto Silva, Mariana Stehlilg Schlunder, Paula Maria Areias Freitas. Verônica Santos Aguiar Coordenação: Rita Engler

Agenda Socioambiental
Visa a utilização de recursos para gerar consumo consciente e uma vida mais sustentável. Atua através de intervenções em datas comemo­rativas como o dia do meio ambiente.
Bolsista PAEX: Karine Lima Santos Orientadora: Rosilene Conceição Maciel

Design para Inclusão
Desenvolvimentos de solução em de­sign digital para a inclusão do portador de defi­ciência auditiva na educação.
Bolsista: Antonionne Franco Leoni Ribeiro, Gabriela Laredo, Diulia Alamada

Comércio Justo
Mapeamento da Cadeia de Valor de Jóias na perspectiva da Inovação e da Sustentabilidade,
com foco no Comércio Justo
O uso do Design como ferramenta para melhoria das condições de trabalho dos catadores Coordenação: Rita Engler Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Edital 03/2012 Programa Pesquisador Mineiro PPM VI.

Food Design
Comunidades Criativas- uma abordagem de Food Design. Coordenação: Rita Engler Bolsistas: Leticia Oliveira e Fernanda Guimarães Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Pode o Ecodesign ser Considerado Coadjuvante para a Compreensão dos Mineiros Acerca da Ecologia Industrial?
Bolsista PIBIC: Annibal Gouvêa Franco Orientador: Glauco Honório Teixeira

Arte e Design no Museu: O Circuito Cultural Praça da Liberdade
Bolsista PIBIC: Felipe Saldanha Odier Orientadora: Marília de Fátima Dutra de Ávila Carvalho

Design Sistêmico Aplicado em Tecnologia Social: Uma Prática de Produção Artesanal para o Turismo Mineiro
Bolsista PAPQ: Letícia Hilário Guimarães Orientadora: Nadja Maria Mourão

A Iconografia da Paisagem Urbana na Construção de Marcas Territoriais: Um Estudo na Capital Mineira
Bolsista PAPQ: Maria Chiara Faria Orientadora: Rosilene Conceição Maciel

 

Projetos de Pesquisa da linha 2

Uso da tecnologia do infravermelho como ferramenta adicional para caracterização de materiais utilizados em Design de Produtos. Coordenação Sebastiana Lana, Edital/Chamada: Edital MCT/CNPq 14/2009- 2012. Universal

Aumento da Integração entre Materiais & Design como Subsídio para Projeto de Produto. Coordenação: Eliane Ayres (PPGD), Integrantes: Lívio Bruno Jaques da Silva (UFMG), Patrícia Oliveira Santiago Patrício (CEFET-MG), Maria Flávia Vanucci de Moraes (UEMG). Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Edital 03/2012 Programa Pesquisador Mineiro PPM VI.

Materiais de Mudança de Fases Aplicados no Design de Tecidos Inteligentes. Coordenação: Eliane Ayres (PPGD), Integrantes: Rodrigo Lambert Oréfice (UFMG), Rita Aparecida da Conceição Ribeiro (PPGD), Maria Flávia Vanucci de Moraes (UEMG), e Rosemary Bom Conselho Sales (PPGD). Priscila Ariane Loschi (bolsista PIBITI/CNPq). Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Edital 01/2010 Demanda Universal 2010. Valor do financiamento: R$ 39.325,61. Esta projeto foi premiado pelo CNPq 1 Lugar, na categoria Jovem Cientista.

Estudo das viabilidades técnicas da fibra in natura do Curauá (Ananas erectifolius) para obtenção de conforto térmico– Orientadora: Rosemary Bom Conselho Sales, Co-Orientadora: Patrícia Santiago Oliveira Patrício (CEFET-MG coorientadora). Bolsista CNPq: Mestrando PPGD-Orlando Gama Silva Júnior.
Encaixes de madeira: design e técnicas de caracterização. Orientador Antonio Valadão, Co-Orientadora: Rosemary Bom Conselho Sales.

Uso da tecnologia do infravermelho como ferramenta para medida da condutividade térmica em materiais diversos. Coordenação Sebastiana Lana e José Nunes Filho. 3 Bolsas AT- NM (Nível Médio).