Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias (CEDGEM)

Criado em 2003 o Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias da Escola de Design tem suas atividades sintonizadas e/ou vinculadas a programas e projetos voltados para o incremento da inovação e competitividade dos bens e produtos minerais como um desdobramento prático das políticas do Estado para o setor. As linhas básicas de ação do Centro contemplam a Pesquisa e o Desenvolvimento, a Capacitação de Recursos Humanos e o Desenvolvimento de Projetos. Apoiados nessas linhas de ação seus projetos abrangem primordialmente as províncias gemológicas inseridas no Arranjo Produtivo Gemas e Jóias do Estado e segmentos do setor voltados para o desenvolvimento de novos produtos.

Na área da pesquisa os projetos orientam-se pelas linhas de pesquisa, registradas no grupo Estudos em Design de Gemas e Jóias junto ao CNPq, a saber: (1) Concepção e Desenvolvimento de Produto, (2) Design de Lapidação, (3) Design e Inovação em Ligas de Ouro e (4) Tecnologia de Prototipagem. Projetos e parcerias com órgãos de fomento e empresas do setor trouxeram os recursos técnicos e materiais para a implantação dos laboratórios de Lapidação, de Prototipagem Rápida, Cerâmica e o Laboratório Anglogold Ashanti de Pesquisa em Ligas de Ouro, e o Laboratório de Lapidação e Artesanato Mineral na Unidade Produtiva, ITAPORARTE em Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha.

Na área de capacitação, o centro oferece cursos voltados à inserção de novas tecnologias no processo de design de gemas e jóias e promove o curso de pós-graduação lato sensu em Design de Gemas e Jóias. Em parceria com o PPGD está sendo desenvolvido o projeto.
 

2011

  • Biojóias: aperfeiçoamento das técnicas do acabamento decorativo em sementes brasileiras para o aumento da competitividade no setor do artesanato. Sebastiana L.B.Lana (cordenação) da mestranda Lia Paletta Benatti, se inserido na linha de pesquisa (2), Design de lapidação, do centro e (2) do PPGD- Design, Materiais, Tecnologia e Processos.

 

  • Valorização do Território: Gestão do design aplicada a arranjos produtivos de gemas e joias, coordenação Marcelina da Graças de Almeida e co-orientação Lia Kruncken.

 

Saiba mais