Centro Design Empresa – CDE

O Centro Design Empresa foi criado em 2003 com o objetivo de promover mecanismos de inserção do Design em diferentes setores empresariais do Estado de Minas Gerais através de: (a) programas, projetos e ações em parceria com diferentes setores empresariais públicos ou privados; (b) implantação de metodologias, procedimentos de gestão e estratégias de negócios; e (c) capacitação de professores, estudantes e profissionais, para atuação de forma objetiva e pragmática no desenvolvimento de novos produtos e serviços. As ações e projetos do Centro Design Empresa, nas áreas de Design de Ambiente, Design de Produtos e Design Gráfico, enfatizam o atendimento ao micro negócio informal, as micro, pequenas e médias empresas, além das demandas de produção artesanal do Estado de Minas Gerais. Tais ações e projetos se realizam através dos programas “Design e Produção Artesanal”, “Design, Tecnologia e Inovação”, “Atendimento e Inserção do Design nas Empresas” e “Incubadora de Empresas de Design”.

Seu quadro conta com docentes das áreas do Design de Ambientes, Design Gráfico, Design de Produto e Arquitetura, atuando como gestores com foco em Inovação. O CDE realiza pesquisas juntamente com docentes do Mestrado em Design, docentes da graduação, alunos do mestrado e graduação em design. Além disso, vários docentes ligados ao Centro são alunos e ex-alunos de mestrado e doutorado da REDEMAT. As pesquisas em andamento são: (1) Implementação de uma Incubadora de Talentos em Design; (2) Métodos de avaliação subjetiva dos materiais na interação consumidor-produto para a área automotiva (Edital Fapemig 13/2010O – Parceria Fapemig e Fiat Automóveis); (3) Mapa estratégico para inovação e competitividade em MPEs: ações articuladas pelo Design (Edital 06/2010 – PIBIC / UEMG / Fapemig); (4) Trajetória histórica dos pioneiros do ensino de design no Brasil: ESDI/UERJ X ED/UEMG (Edital 06/2010 – PIBIC / UEMG / Fapemig); e (5) Artefatos de cocção em ferro fundido: agregação de valor a partir do design e da seleção e aplicação de processos de revestimento cerâmico. Projeto de pesquisa aprovado Edital Fapemig 01/2011 Demanda Universal aprovado em 12/2011.

Projetos de pesquisa sob a coordenação de docentes do PPGD

2012 – 2013

  • Artefatos de cocção em ferro fundido: agregação de valor a partir do design e da seleção e aplicação de processos de revestimento cerâmico. Integrantes: Maria Regina Álvares Correia Dias (PPGD) – coordenação/ Carlos Alberto Silva de Miranda (PPGD) – Integrante, orientador/ Antonio Valadão Cardoso (PPGD)- Integrante / Paulo Henrique Campos Prado Tavares – Integrante / Roberto Luiz Gomes – bolsista DTI / Daniel de Souza Gamarano – Bolsista BIC. Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

 

2011 – 2012

  • Métodos de avaliação subjetiva dos materiais utilizados no interior de veículos. Integrantes: Maria Regina Álvares Correia Dias (PPGD) – coordenação/Ivan Mota Santos (ex aluno PPGD) – bolsista DTI / Eliana de Carvalho Ferreira (doutoranda REDEMAT) / Antonio Lucas Celestino da Silva – Bolsista BIC / Sarah Braga; Cássia Grazielle Aveliz Rodrigues; Rachel Chaves Marinho; Isadora Graciana da Mota Prado (integrantes voluntárias). Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
  • Mapa estratégico para inovação e competitividade em MPEs. Integrantes: Maria Regina Álvares Correia Dias (PPGD) – coordenação/ Fernando Casanova (mestrando REDEMAT) – Integrante / Érico Franco Mineiro (doutorando da PUC Rio) / Jéssica Quintão; Natália Junqueira (integrantes voluntárias). Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.