4th International Forum Design as a Process

O 4th International Forum Design as a Process é um evento internacional que conta com a participação de pesquisadores de vários países, constituindo uma comunidade que aborda o Design como processo e acontece, a cada ano, em um país da Rede Latina. Nos anos anteriores as sedes foram a Universidade do Vale do Rio Sinos – UNISINOS, Porto Alegre, Brasil (2009); a Universidade de Aveiro – UA, Aveiro, Portugal (2010); o Politécnico di Torino – POLITO, Torino, Itália (2011) e este ano, a sede foi a Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG.

Tendo como tema A DIVERSIDADE: DESIGN/HUMANISMOS, o evento incluiu palestrantes internacionais atuantes em áreas relacionadas (design, engenharia, arquitetura), doutores, professores de Instituições de Ensino Superior Brasileiras e Estrangeiras, com vistas a proporcionar o compartilhamento de conhecimentos e intensificar a interdisciplinaridade na comunidade científica de referência.

Toda a organização e operacionalização do evento foram feitas por professores e alunos da Escola de Design da UEMG e sua realização foi no espaço cedido pela Escola Guignard, durante os dias 19 a 22 de setembro de 2012.

O evento representou uma grande oportunidade para a Universidade do Estado de Minas Gerais, no que diz respeito aos avanços do conhecimento na área, bem como em termos acadêmicos, como para o posicionamento da instituição e sua comunidade de professores, funcionários e alunos, em nível internacional.